top of page

Francisco: "Sabia que você é duas vezes importante? "

  • Foto do escritor: Rosinha Martins
    Rosinha Martins
  • 14 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

DA REDAÇÃO

RM NOTÍCIAS

ree

Rosinha Martins com Papa Francisco no Vaticano, em 2017. Arquivo Pessoal.


Rosinha tem algumas razões que justificam a sua admiração por Papa Francisco. Em 2017 quando se dirigiu à Itália para sua pesquisa de mestrado em jornalismo, participou de encontros com Papa Francisco no Vaticano. À época, Francisco fez sinal com os dedos e a questionou. “Você sabia que você é duas vezes importante, que você tem valor duplicado? E continuou. Primeiro porque você é brasileira e depois porque é scalabriniana. "Eu tremia demais e o fitava com uma emoção indizível. Fiquei muito feliz por que o fotógrafo sabiamente registrou esse momento exato", disse Rosinha.


Para Irmã Rosa, esta expressão de Francisco tem significados profundos. “Seu sorriso revelava a satisfação em saber que eu era brasileira e em segundo lugar, o reconhecimento da missão, da seriedade com qual as Scalabrinianas assumem a missão de acolher, proteger, promover e integrar migrantes e refugiados no mundo. Sentia que seu coração batia diferente, quando lhe disse quem eu era e que também levava um abraço de todos e todas as brasileiras. E ele se demorou conversando comigo a ponto de deixar o segurança incomodado, porque a fila atrás de mim somava umas 150 pessoas”, relatou.


Ainda, segundo Irmã Rosa, a responsável por esse encontro é a sua superiora geral. “Eu agradeço a Irmã Neusa Mariano que, durante o evento me oportunizou ser a 8ª pessoa a cumprimentá-lo. Ali, a uns 50 metros da cadeira do Papa, ela cochichou em meus ouvidos: “Vá você em meu lugar, eu já o encontro tantas vezes”. Essas delicadezas não são incomuns em nossa superiora geral e a ela agradeço tanto”, enfatiza.


A atenção para com os migrantes e refugiados


Outro motivo relatado por Irmã Rosa Maria é a paixão e o cuidado de Francisco pelos migrantes e refugiados. “Ele é a voz que grita no deserto do mundo capitalista, onde ninguém quer perceber que os migrantes e refugiados estão tornando o Mediterrâneo o maior cemitério das águas em céu aberto”. E continua. “Resumindo, para mim Francisco é uma encíclica de amor que contagia a todos aqueles e aquelas que sonham com a realização do Reino de Deus ainda aqui. A gente vê o Evangelho de Jesus de Nazaré se concretizando nas suas atitudes inclusivas, no seu abraço aos invisibilizados, no abraço, no sorriso, enfim, Evangelho ambulante no meio de nós. Me resta dizer: Papa Francisco tenho orgulho de tê-lo como nosso Papa, hermano latinoamericano. Saúde, força e coragem. Conte sempre com minha oração, meu respeito e admiração.


As cartas de Francisco


Por ocasião da Jornada Mundial do Migrante e do Refugiado de 2021, Rosinha recebeu em sua residência duas cartas de Francisco. "Criamos uma Campanha sobre a jornada e contei para o Papa sobre o evento. Ele me respondeu com muita satisfação. Depois, na minha réplica em que agradecia a carta, ousei, também, convidá-lo para um almoço em minha casa, para falarmos de tantas coisas, ao que ele me respondeu, que o meu desejo era uma coisa boa e que fazia sentido. Esse Papa é único. Nunca passou pela minha cabeça ter uma proximidade tão impar com um Papa. Só Francisco para chegar nos rincões do mundo".


Assista e compartilhe



Comentários


Rosinha.jpeg

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou Rosinha Martins, missionária scalabriniana.

Atuo no jornalismo, na educação, na acolhida, promoção, proteção e integração de migrantes

e refugiados. 

Fique por dentro de todas as notícias

Obrigada por assinar!

Compartilhe a sua opinião

Grata pelo envio!

© 2023 Rosinha Martins  |  Licença de uso Creative Commons CC BY-NC-ND  |  Criado por Conectidea

bottom of page