top of page

Cum-Clave: a sinfonia da Divina Ruah

  • Foto do escritor: Rosinha Martins
    Rosinha Martins
  • 7 de mai.
  • 2 min de leitura
Conlcave 2025 - Foto: divulgação
Conlcave 2025 - Foto: divulgação

Por Rosa Martins


O Vaticano se transformou num imenso Cum-Clave – não apenas de chaves que abrem portas celestiais, mas de notas que compõem a melodia da esperança. Que esta reunião seja de fato Cum Claves que ressonem em uníssono a harmonia e paz em vista de um outro mundo possível. Na regência da Divina Ruah, o mundo possa, ao ver subir aos céus a fumaça em sua alvura extrema, cantar a esperança em uma Igreja serva e renovada no amor e na esperança.



 – "Dominus" (O Senhor)

É a nota-raiz, a fé inabalável que sustenta a Igreja. Como Francisco nos lembrava: "Deus não cansa de perdoar". O mundo sonha com uma humanidade que não canse de buscar a paz. Assim como o  é a primeira nota da escala, Deus é o princípio e o fim. Francisco insiste: "Não somos donos da criação, mas administradores" (Laudato si’). Portanto, todos, todos, todos que fazem parte da Igreja, nela está a serviço do Criador e Senhor de todas as coisas.


 – "Reino" e Respeito à Casa Comum

O Reino de Deus, tão presente nos gestos do Papa Francisco aos marginalizados..  O mundo clama por reinados de justiça, onde os últimos sejam primeiros.


Mi – "Misericórdia"A nota que embala o abraço aos feridos, as periferias existenciais. O sonho? Que a compaixão vire linguagem universal.


 – "Família"A nota da comunhão, da Igreja como lar. Francisco nos ensina que "o amor é a única força capaz de transformar". O mundo anseia por laços que não se rompam.

Sol – "Solidariedade"O brilho que aquece o Fratelli Tutti. O sonho é um mundo onde ninguém seja tratado como descartável.

 – "Laudato Si'"

O canto da Criação, o clamor da Terra. Como o Papa ecoa: "Tudo está interligado". O mundo deseja um amanhã onde a ecologia seja sinfonia, não luta.


Si – "Sinais", “sinodalidade”

A nota dos pequenos milagres cotidianos. Francisco nos convida a ver Deus no rosto do outro. O mundo sonha com olhos que enxerguem além das aparências.


 – "De novo"

A oitava que se renova: voltamos ao início, mas mais altos. O Conclave é este mistério – um mesmo Espírito compondo novas harmonias.


Que os cardeais, como maestros do divino, escutem não apenas os sussurros da tradição, mas os gritos do mundo. E que desta Capela Sistina – agora transformada em grande partitura – nasça uma melodia que una céu e terra.

 

Nota

Palavra-chave

Tema de Francisco

Dono (Dom)

Valor sagrado da vida e da criação

Respectus

Respeito à Casa Comum

MI

Misericordia

Perdão e acolhida

Familia

Amor e proteção às famílias

SOL

Solidarietà

Justiça social e paz

Laudato si’

Ecologia integral

SI

Sinodo

Igreja em caminho conjunto

 

 
 
 

Comentários


Rosinha.jpeg

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou Rosinha Martins, missionária scalabriniana.

Atuo no jornalismo, na educação, na acolhida, promoção, proteção e integração de migrantes

e refugiados. 

Fique por dentro de todas as notícias

Obrigada por assinar!

Compartilhe a sua opinião

Grata pelo envio!

© 2023 Rosinha Martins  |  Licença de uso Creative Commons CC BY-NC-ND  |  Criado por Conectidea

bottom of page